|
A
contemplação de Jesus Cristo abre-nos ao Amor do Pai pela Humanidade
e por cada pessoa, e faz-nos comungar ao seu desejo de que todos
tenham Vida em abundância. Ancoradas na esperança, isto
compromete-nos a encontrar para hoje, caminhos de vida.
Em Igreja, descobrimo-nos crentes no meio de outros crentes, em
busca de um sentido juntamente com todos os que procuram. Juntas
tornamo-nos “ouvintes da vida” em toda a sua complexidade para
propormos a fé.
O Carmelo é evangélico
Para Santa Teresa de Ávila assim como para S. João da Cruz, escolher
a vida religiosa é imitar Cristo, e à Sua imagem tornar-se Evangelho
vivo.
Escolhendo seguir Jesus Cristo, queremos nos deixar re-interpelar
pelos paradoxos do Evangelho. É em comunidade que fazemos esta
releitura da vida.
Para tal é necessário:
-
Enraizar o nosso agir no Amor de Deus
Trindade e na sua compaixão para o mundo.
-
Contemplar o que é bonito na vida do outro e dizer-lho
-
Dar graças por tudo o que Deus realiza no coração dos que
cercam
-
Ter tempo para a contemplação gratuita
-
Ser testemunho da Paixão de Deus para com o homem comungando ao
sofrimento dos desfigurados, dos excluídos, até poder dizer:
“Tens do preço aos meus olhos e eu amo-te”
-
Viver uma amizade que não cria dependência, um amor não
dependente, mas queseja escuta, apoio, que provoca a relação, um
agir juntos sobre as causas.
-
Viver a escuta, a atenção ao outro na comunicação que vai até à
compaixão, à ternura e sem julgamento.
-
Permitir ao outro de dar e poder dizer-lhe em verdade “preciso
de ti”
Como Jesus que se maravilha diante da oferta da viúva, aprender com
os “pobres e os mais pequenos”
O Carmelo é uma espiritualidade do deserto, feita de despojamento,
de luta, de serviço
Procuramos vivê-lo como uma contemplação amorosa, portadora de
resistência. O Carmelo leva para a vida apostólica, a exigência de
uma contemplação comprometida, isto é, uma experiência de Deus na
vida, onde a oração ocupa um lugar central. É aí que retiramos a
força para "fazer a vontade do Pai" no quotidiano das nossas vidas.
O Carmelo: uma espiritualidade de contemplação
Rezar
é estar em relação com Deus, com tudo o que somos, aceitando estar
às vezes na noite. Estar diante de Deus, de mãos vazias, para Lhe
oferecer tudo o que vem d’Ele e para tudo receber d’Ele.
Vivemos esta espiritualidade no coração da cidade.
A oração, a contemplação, permitem-nos reencontrar o vigor do
Evangelho e de viver dia a dia uma experiência de Deus.
O Carmelo, um apostolado de amor
A caridade está no centro da nossa experiência de Missionárias -
Contemplativas
O Padre Anizan convida-nos a:
“Ser de fogo para Deus” no
seguimento de Cristo que encontrava na sua relação com o Pai, a
fonte do seu ser e da sua missão.
“Ser instrumento de
Caridade” enraizadas em Deus e consagradas num povo.
“
O Amor de Cristo nos Impele”
Em comunidade, a prática da releitura de vida, da revisão de vida é
o caminho que
privilegiamos para contemplar este Amor. Ver, Julgar, Agir, Celebrar
“o que os nossos olhos viram, o que as nossas mãos tocaram do Verbo
da Vida” é a expressão duma contemplação comprometida. A revisão de
vida convida-nos a receber-nos umas das outras, para levar um olhar
de fé, deixando surgir uma esperança. A vida comunitária quer ser
uma expressão da caridade de Cristo, um esboço da comunhão à qual
todos os homens são convidados.
Maria
exprime a vida do Carmelo
“Maria, solidária do seu povo, anuncia a salvação de Deus no seu
Magnificat”
Constituições n.º 55
Maria ensina-nos, no seu Magnificat, a deixar Deus “magnificar”
nossas humildes acções para que Ele cumpra em nós e connosco as
maravilhas de sua salvação, graças a Jesus Cristo o Salvador. |